"Aristides de Sousa Mendes não terá salvado a humanidade, apenas trinta mil pessoas, mas por outro lado, [...] quem salva uma vida, salva todo o Universo." in 'O Cônsul Desobediente' - Sónia Louro


Aos 69 anos morre paupérrimo graças a um destino que lhe fora imputado por um governo Salazarista altamente hipócrita.

Hoje reconhecido como verdadeiro humanista e declarado Património da Humanidade, ontem injustiçado, desprezado e arguido por um crime de desobediência que cometeu consciente e responsavelmente sacrificando com isso a sua família e carreira.

Eu gostaria de pensar que todos os portugueses conhecem a história que este homem ajudou a traçar, qual feito heróico. Mas estou certa que, infelizmente, como eu somente agora a conheço, há milhares que não sabem, nunca souberam, nem nunca saberão.

Um obrigada especial ao meu irmão por me ter oferecido este livro.


Centro de Média Independente - Portugal
Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes

1 Comment:

  1. MG said...
    Sempre tive uma grande admiração por este senhor. Fiquei maravilhada com a sua vida quando esta me foi relatada pela minha professora de História no secundário. Não sei ao certo em que ano foi, mas nunca mais me esqueci.

Post a Comment